Talvez por não ficar em uma área mais central até um dia desses eu nunca tinha ido ao Instituto Moreira Salles no Rio. E é bem assim mesmo, qual coisa que foge um pouco da área central acabamos deixando pra depois, já que a questão de deslocamento no Rio costuma ser pouco complicada. Mas agora temos uma estação de metro no Leblon, o que facilita as coisas.
Pois então, o instituto é um lugar de paz e calmaria no Rio, ele fica localizado em um trecho mais afastado na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea. O lugar, no passado, costumava ser uma casa e tem uma arquitetura e jardins incríveis.
Por lá sempre rolam algumas exposições e o acesso é gratuito. Pelo menos pra mim, a arquitetura do lugar, que conta com a mão de Burle Marx, acaba chamando mais atenção do que as próprias exposição.
Lá também funciona um café, a beira da piscina, que aos finais de semana costuma ficar bem cheio.
- IMS – Como chegar
No meu caso eu optei por pegar o metro, linha 1, até a estação Antero de Quental no Leblon e de lá um uber até o IMS (Cerca de R$ 7,50). Então se você está em duas pessoas, sai mais barato que pegar um ônibus.
Ou tem também a opção de pegar o Troncal 5 – Alto Gávea Central (fica ligado pois os ônibus tem alterado o nome por aqui).
- IMS – Quanto Custa
A acesso aos IMS e suas exposições é gratuito.